Dez passos para alimentação saudável do Idoso

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Esses 10 passos ajudarão o idoso a ter uma alimentação muito mais saudável e melhor qualidade de vida!

1° Aumente e varie o consumo de frutas, verduras e Legumes. Coma-os 5 vezes por dia.As frutas, verduras e legumes são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Coma, pelo menos 4 colheres de vegetais (verduras e legumes ) 2 vezes por dia. Coloque os vegetais no prato do almoço e do jantar. Comece com 1 fatia ou 1 frutas de café de manha e acrescente mais 1 de lanche da manha e tarde.

2° Coma feijão 1 vez por dia e 4 vezes por semana: O feijão é um alimento rico em ferro. Na hora das refeições, coloque 1 concha de feijão no seu prato, assim você estará evitando a Anemia.

3° Reduza o consumo de Alimentos Gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos. Para no máximo 1 vez por semana. Retire antes do cozimento a pele do frango, a gordura visível da carne e o couro do peixe. Apesar do óleo vegetal ser uma gordura mais saudável, tudo em excesso faz mal! O ideal é não usar 1 lata de óleo por mês para uma família de 4 pessoas. Prefira alimentos cozidos ou assados e evite cozinha com margarina, gordura vegetal ou manteiga.

4° Reduza o consumo de sal e retire o saleiro da mesa. O sal da cozinha é a maior fonte de sódio na alimentação. O sódio é essencial para o funcionamento do nosso corpo, mas o excesso pode levar a pressão do sangue, que chamamos Hipertensão. As crianças e adultos não precisam mais que uma pitada de sal por dia. Siga essa dicas: não coloque o saleiro na mesa, assim você evitar colocar mais sal na comida pronta. Evite temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos como mortadela, presunto, lingüiça, etc.

5° Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule refeições: Para lanche e sobremesas prefira frutas. Fazendo todas as refeições, você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de ter gastrite e de exagerar na quantidade na hora que for comer. Evite “ beliscar”, isso ajudara a manter o peso.

6° Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no Máximo duas vezes por semana.

7° Reduza o consumo de álcool e Refrigerantes. Evite o consumo diário – A melhor bebida é a AGUA.

8° Aprecie sua refeição coma devagar. Faça refeições um ponto de encontro com a família. Não se alimente assistindo TV.

9° Mantenha seu peso dentro dos limites consideráveis saudáveis – IMC = O índice de Massa Corpórea mostra seu peso esta adequado para altura. É calculado e devido o Peso, em Kg, pela altura, em metros, elevado ao quadrado. Ex: Peso ² Altura ²

10° Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividades física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro. Suba escadas. Não passe muitas horas assistindo TV.

 

REFERÊNNCIAS:
Mnisterio da saude
Dicas de Alimentação saudável para Idosos.
Alimente-se bem e “VIVA” a 3ª Idade!

Publicado em: 18 Jan 2011

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